10 de abr. de 2009

TÉCNICA de COLHEITA de SÊMEN

No cão, a ausência de vesículas seminais, a presença do osso peniano e do bulbo do pênis torna a utilização da vagina artificial um pouco mais complexa que nas outras espécies. A vagina artificial recomendada consta de um cilíndro externo de borracha e de uma mucosa interna de látex que formam entre eles um espaço no qual se coloca água quente. Esta cavidade está ligada a uma pêra de borracha por meio de um insuflador de válvula. A introdução desta pêra e da válvula na composição da vagina apresenta a dupla vantagem de poder adaptar as dimensões internas da vagina ao volume do pênis, além de provocar sobre o órgão, uma série de pulsações destinadas a favorecer a ejaculação.
A temperatura da água deve situar - se ao redor de 40°C. Às vezes não é necessário o recurso de uma cadela no cio. O pênis é apanhado por baixo da glande, friccionando-o com precaução. A ereção ocorre em alguns segundos, quando então se introduz e se mantêm o pênis dentro da vagina artificial. As pulsações aplicadas com auxílio do insuflador sobre a parede interna produzem o estímulo necessário para conseguir uma ejaculação completa. Alguns animais não se dispõem imediatamente á colheita, sendo necessário educá-los previamente. Assim, não se deve considerar sexualmente insuficiente, o cão que não responder diretamente a um primeiro ensaio.
O sêmen canino é composto de três frações distintas, possíveis de ser recolhidas separadamente:
A primeira fração é constituída por um líquido claro, aquoso, que contém somente alguns espermatozóides; representa o produto de secreção das glândulas uretrais e seu volume pode variar de 0,25 a 5 ml;
A segunda fração, de cor branca e consistência viscosa, corresponde á verdadeira secreção testicular e contém os espermatozóides, o volume pode variar de 0,5 a 3 ml;
A terceira fração, clara, aquosa, pouco consistente, cujo volume varia de 3 a 30 ml, representa a secreção prostática.
O intervalo compreendido entre a emissão de cada fração é de 10 a 20 segundos, ou seja, um tempo suficiente para trocar o tubo coletor e isolar as três frações. A concentração varia segundo o exame seja executado a partir da ejaculação total ou somente da fração espermática. Varia também segundo a raça, os indivíduos de uma mesma raça e, no mesmo animal, nos diferentes dias de colheita. A concentração média da ejaculação completa seria de 12.500.000 por ml.
Referência: DERIVAUX, J. Reprodução dos animais domésticos: fisiologia, o macho: inseminação artificial, patologia. Zaragoza: Acribia, 1980.

2 comentários:

  1. eu queria saber como é pq quero clonar minha pastor+vira-lata

    ResponderExcluir
  2. nseminaçao
    quantos filhotes pode ter um shitzu com i























    quantos filhotes pode ter um shitzu com inseminaçao



    ResponderExcluir