10 de abr. de 2009

PSEUDOCIESE (Falsa Gestação)

Os sinônimos incluem gestação fantasma, pseudogestação e pseudociese. Causada pela prolactina. Os sinais clínicos incluem produção de leite e lactação, anorexia sem perda de peso, tremores, relutância em deixar a casa, agressão territorial, confecção de ninho e cuidados maternais com objetos.
Geralmente ocorre 4 a 6 semanas após o estro, mas pode ocorrer em qualquer época em algumas fêmeas. Representa um mecanismo primitivo para nutrição de outros filhotes quando o pró-estro e estro ocorrem uma vez ao ano. Geralmente regride espontaneamente em 10 a15 dias. Algumas vezes requer tratamento caso o proprietário não consiga lidar com as alterações clínicas na fêmea ou caso ela desenvolva mastite. Geralmente ocorre apenas um episódio de falsa gestação após cada estro, mas quando a hormônioterapia é usada, surtos repetidos podem ocorrer.
Alguns Mitos Sobre Falsa Gestação (Progesterona)
Alguns atribuem a causa à progesterona, mas não é verdade, pois: a falsa gestação pode ser tratada com progestágenos, as fêmeas com falsa gestação não apresentam altas concentrações de progesterona circulante em comparação a outras no mesmo estágio do ciclo, as fêmeas com falsa gestação não produzem progesterona por mais tempo do que as outras, as fêmeas com falsa gestação apresentam concentrações elevadas de prolactina no sangue, os sinais de falsa gestação podem ser suprimidos através do uso de drogas, por exemplo, bromocriptina, que inibe a secreção de prolactina.
Falsas Gestações Evidentes e Sutis
Diz-se se com freqüência que todas as fêmeas apresentam uma falsa gestação que em algumas é clara e em outras é pouco evidente; isto não é verdade e a confusão surgiu devido à terminologia usada em outras espécies porque:
· A ovulação é espontânea no rato, mas se a cobertura não ocorrer, o corpo lúteo nunca se tornará funcional. Se a cobertura ocorrer, o corpo lúteo torna-se funcional; se a concepção ocorrer, o rato torna-se prenhe, caso contrário permanece em falsa gestação;
· A ovulação não é espontânea nos felinos, a estimulação cervical é necessária para a liberação do hormônio luteinizante (LH) da glândula pituitária. Se as gatas são cobertas, a ovulação é induzida; se a gata conceber, o corpo lúteo funcionará por aproximadamente 63 dias, mas se ela não conceber, o corpo lúteo funcionará por uns 30 dias e então entra em falsa gestação.
A situação no gato e no rato não deve ser confundida com a do cão
Os cães ovulam espontaneamente (não requerem cobertura). O corpo lúteo funciona por aproximadamente 60-70 dias em fêmeas prenhes; nas fêmeas não prenhes este período é denominado de metaestro ou diestro. É incorreto referir à fase lútea como falsa gestação. Os sinais clínicos da falsa gestação ocorrem em algumas fêmeas durante metaestro; eles não estão diretamente relacionados às concentrações de progesterona no sangue.
Piometra
Alguns dizem que fêmeas que apresentam falsa gestação são mais predispostas à piometra; isto não é verdade, mas: falsa gestação e piometra ocorrem no mesmo período do ciclo (metaestro) e uma fêmea tratada com progestágenos para a falsa gestação são mais propensas a desenvolver piometra.
Ciclos Estrais Irregulares
Alguns dizem que fêmeas com ciclos estrais irregulares são mais predispostas a desenvolver piometra; porém, isto não é verdade.
Ninhada
Alguns dizem que as fêmeas que têm uma ninhada, subseqüentemente não apresentarão mais pseudociese, porém isto não é verdade.
Ováriohisterectomia
Alguns dizem que fêmeas que apresentam sinais de falsa gestação após a ováriohisterectomia, possuem tecido ovariano que não foi totalmente removido; isto pode ocorrer, mas: a maioria das falsas gestações que ocorrem após ováriohisterectomia são resultado da cirurgia logo antes ou durante a pseudociese; isto de algum modo facilita a liberação contínua ou repetida de prolactina e se uma fêmea apresentar pseudociese após ováriohisterectomia, deve ter precedido por um período de estro se o tecido ovariano estiver presente.
Referência: ALLEN, W. Eduward. Fertilidade e obstetrícia no cão. São Paulo/SP: Livraria Varela, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário