10 de abr. de 2009

ACOMPANHAMENTO ULTRA-SONOGRÁFICO da GESTAÇÃO

Dias 14 a 21: A partir do 14° dia após a cobertura, as imagens ultra-sonográficas mostram as primeiras modificações no útero gravídico, caracterizadas por aumento uterino, com visualização do saco vitelínico, que, nesse momento, possui somente 2 a 3 mm de diâmetro.
Dias 22 a 23: Já se torna evidente o tecido embrionário, com imagem ecogênica e o pólo fetal com aspecto hiperecogênico. No 20° dia de gestação, o concepto tem um diâmetro de 10 a 20 mm. A viabilidade fetal pode ser avaliada pela visualização do coração do embrião, que aparece como um tubo pulsátil.
Dias 23 a 30: Visualiza-se a cavidade alantóide, circundando o embrião e o saco amniótico de aparência hiperecogênica junto à parede ventral do abdômen, menor que o alantóide. Nessa fase, a vesícula embrionária tem cerca de 40 mm de diâmetro.
Dias 24 a 26: O embrião, que até então era uma estrutura alongada e hiperecogênica, aparece com a definição da cabeça, seguida de um corpo alongado onde se evidencia a saliência hepática. Aos 26 dias, surgem os brotos dos membros anteriores.
Dias 25 a 28: O embrião se distancia da parede uterina, mas permanece ligado a ela pelo saco vitelínico. Aos 28 dias, o cordão umbilical já é evidente.
Dias 28 a 30: É evidente o movimento fetal. Observa-se o início do processo de mineralização do esqueleto, começando pela mandíbula, depois coluna torácica e, finalmente, coluna total, com aspecto hiperecóico. A partir dos 30 dias, a organogênese começa a ser identificada ecograficamente.
Dias 37 a 42: Aos 37 dias, as costelas mineralizadas aparecem como listras hiperecóicas no tórax. Acontece a diferenciação do fígado e dos pulmões, sendo que, nesse momento, o pulmão encontra-se hiperecóico em relação ao fígado. O estômago e a bexiga se tornam visíveis como áreas focais anecogênicas com diâmetro variável, segundo as respectivas repleções no momento do exame. Os hemisférios cerebrais já podem ser visualizados. No 40° dia, nota-se a diferenciação das quatro câmaras cardíacas, de aspecto anecóico, entre as paredes cardíacas de aspecto ecogênico.
Dias 43 a 45: Torna-se possível distinguir perfeitamente a cavidade torácica da abdominal. Nessa fase, os pulmões têm aspecto mais ecogênico em relação ao coração.
Dias 47 a 53: Aos 47 dias, completa-se a mineralização das articulações e da ossatura restante, visualizando-se todo o esqueleto fetal. Aos 53 dias, os órgãos viscerais, como o estômago e o duodeno, tornam-se evidentes.
Dias 58 a 63: O feto está completo, e o acompanhamento ultra-sonográfico dessa fase tem-se mostrado de grande valia para detecção de alterações patológicas que porventura possam ocorrer aos fetos, bem como para auxiliar na indução de parto ou indicação para cesariana.
Referência: PRESTES, Nereu Carlos; LANDIM-ALVARENGA, Fernanda da Cruz. Obstetrícia veterinária. Rio de Janeiro/RJ: Guanabara Koogan, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário