10 de abr. de 2009

PARTO

A iminência do parto é indicada pelo animal ao preparar seu leito. Em primíparas, o início da lactação coincide com o parto, mas em multíparas pode-se espremer leite das tetas vários dias antes do parto. Há uma queda transitória da temperatura corporal de no mínimo 1°C nas 24 horas que precedem o início do trabalho de parto.
Não há nada característico sobre o primeiro estágio, mas é geralmente registrado que a cadela está inquieta, indiferente ao alimento e inclinada a arquejar. Isto é mais óbvio em primíparas e dura cerca de 12 hora. O início do segundo estágio é indicado por distensão. Na maior parte dos casos, o animal permanece em seu leito em decúbito ventral, embora algumas vezes possa ficar de pé e mover-se durante os esforços de distensão. A bolsa d'água do primeiro feto surge na vulva e seguindo uma série de esforços atinge o tamanho de uma bola de golfe. É rompida geralmente pela cadela, que lambe vigorosamente sua vulva. Como em outras espécies, a passagem da cabeça coincide com o maior esforço e, na maioria dos casos, uma vez que a cabeça tenha saído, o restante do feto segue facilmente. A expulsão do primeiro feto pode durar mais de uma hora, mas raramente dura mais do que isso se o processo for normal. Freqüentemente, é mais rápido, questão de um quarto de hora mais ou menos. Cerca de 40% dos filhotes nascem em apresentação posterior.
O cordão umbilical está intacto no nascimento do filhote, mas é rapidamente cortado pelas mordidas da mãe. Como regra geral, a cadela descansa por um momento após o nascimento do primeiro filhote. Ela se deita, lambendo a cria que logo começa a mamar. Ela presta atenção freqüentemente à sua vulva e lambe qualquer secreção. As membranas fetais geralmente são expelidas em 10 a 15 minutos e são prontamente comidas pela cadela.
A distensão começa após uma demora variável. Essa demora pode ser de 30 minutos somente, podendo compreender até 1 a 2 horas. O esforço requerido e o tempo necessário para a liberação do segundo feto é geralmente menor do que para o primeiro. Isso pode ser seguido por um período ainda maior de descanso, mas quase sempre um terceiro filhote segue o segundo.
O estágio de expulsão dos fetos é muito irregular, uma cadela tem seu filhote e depois descansa por várias horas, depois libera dois ou três mais, em sucessão rápida, e depois descansa outra vez antes de expelir vários outros. Enquanto outra pode expeli-los a intervalos claramente regulares através do período. Não há regra para isso. Num caso excepcional, uma cadela pode liberar toda a sua ninhada em cerca de 1 hora.
A expulsão das membranas fetais também é irregular. Elas podem vir individualmente. Em outras ocasiões, um filhote pode nascer com as membranas de seu antecessor em torno de seu pescoço, enquanto a sua própria vem junto, dragada pelo cordão.
O tempo total ocupado pelo segundo estágio dependerá principalmente do número de fetos, mas, como regra geral, quando estão dentro dos limites normais (4 a 8), dura cerca de 6 horas. Surge à questão: qual é o tempo máximo de duração? Especialmente quando o número de fetos é considerável (10 a 14)? A resposta mais cabível é 12 horas no máximo. É pouco provável que os filhotes nascidos após esse tempo, mesmo sem assistência sobrevivam.
As membranas fetais do último feto são geralmente expelidas com ele ou logo após. Excepcionalmente, contudo, há uma demora de 24 horas antes que o parto esteja finalmente completado.
A característica do parto na cadela é que muito da secreção uterina tem cor verde-escura. Isto é devido à quebra do hematoma marginal ("bordo-verde") e ao escape de sangue que sofreu alterações biliares.
Referência: GEOFFREY, H. Arthur. Reprodução e obstetrícia veterinária. Rio de Janeiro/RJ: Guanabara Koogan, 1979.

5 comentários:

  1. Minha cadela está em trabalho de parto e está espelindo um líquido verde escuro. Moro no interior e aqui não tem veterinário estou desesperada me ajudem!!
    miriangalega@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que aconteceu depois????ta acontecendo o MSM com a minha

      Excluir
  2. E oq aconteceu com sua cadela????ta acontecendo com a minha tbm

    ResponderExcluir
  3. E oq aconteceu com sua cadela????ta acontecendo com a minha tbm

    ResponderExcluir
  4. Ganhei uma cadela e veio prenha mas não sabemos de quanto tempo, ja tem leite nas tetas dela só que apareceu uma bola saindo pra fora até agora não saiu nenhum cachorrinho?

    ResponderExcluir