10 de abr. de 2009

PROLAPSO VAGINAL

Nos carnívoros, a ocorrência é relativamente rara durante a gestação, podendo ocorrer durante o parto, quando rapidamente evolui para prolapso uterino.
A patologia deve ser diferenciada da hiperplasia vaginal que ocorre em cadelas durante o cio. A hiperplasia vaginal, em cadelas, é um evento fisiológico que ocorre durante a fase folicular, diretamente relacionada aos elevados níveis de estrógeno presentes durante o cio. O aumento do estrógeno determina a presença de edema vaginal e vulvar que pode tornar-se patológico nas situações com edema exagerado. Esse faro, aliado ao relaxamento dos ligamentos vaginais, permite a exteriorização de porções específicas da parede vaginal. Com a evolução do processo e aumento da irritação da mucosa exposta, pode ocorrer prolapso total exibindo, nesse caso, o meato urinário externo.
Embora observada preferencialmente em algumas raças, como a Boxer e Bulldog, nas quais a condição pode ser hereditária, acomete também cadelas de grande porte e de pele muito solta, sendo inclusive diagnosticada em cadelas sem raça definida a partir do primeiro estro, com tendência a recidivas nos ciclos subseqüentes.
Pode ser classificada de 1° ou 2° graus, na dependência do volume de mucosa exposta e, embora a causa primária seja o hiperestragenismo, podem também colaborar para o agravamento do quadro tenesmo, cobertura interrompida forçadamente e tamanho incompatível entre o macho e a fêmea.
A mucosa vaginal exposta está sujeita a todo tipo de traumatismo e contaminação pelo atrito com o solo durante o ato de "sentar" do animal. Esperam-se ainda a desidratação local, processo irritativo por lambedura, lacerações superficiais ou profundas, presença de corpos estranhos e fezes, eventual dificuldade para urinar e defecar e, nos casos extremos, necrose superficial, perda tecidual ou automutilação.
O diagnóstico da hiperplasia vaginal não oferece dificuldade. Deve basear-se na idade, fase do ciclo estral e exame clínico criterioso, procedendo-se exclusão de eventuais tumores, bem como de prolapsos vaginais e uterinos, que ocorrem durante a gestação ou parto.
Referência: PRESTES, Nereu Carlos; LANDIM-ALVARENGA, Fernanda da Cruz. Obstetrícia veterinária. Rio de Janeiro/RJ: Guanabara Koogan, 2006.

14 comentários:

  1. minha cachorra entrou no cio pela primeira vez , e depois de cruzar pegou cria, mas a vagina esta muito grande e não para de sangrar ela ainda não ganhou seus filhotes acho que falta pouco será que depois de dar cria isto passa ?

    ResponderExcluir
  2. Falei com meu professor que é veterinário e ele disse que minha cachorra poder prolapso vaginal ou dvt mais não sei oq fasso os decidos vaginais estão expostos de mais é muito grave essa doença?

    ResponderExcluir
  3. Falei com meu professor que é veterinário e ele disse que minha cachorra poder prolapso vaginal ou dvt mais não sei oq fasso os decidos vaginais estão expostos de mais é muito grave essa doença?

    ResponderExcluir
  4. Minha cadela da raca dalmata de 2 anos estava tendo seu 1 filhote qua di percebi q ele nao saia,Ai sua vulva comecou a inchar e crescer ate que ela de rasgou.eram 2 cachorros gemeos saindo de Una placenta so. Agora a sua vulva esta aberta o que sera q aconteceu alguem poderia m dzr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai oq resolveu? Aconteceu a msm coisa com a minha cadela.. Não sei oq faço

      Excluir
  5. A minha cadela acasalou a pouco tempo e ao separar do macho houve algo que lhe ficou preso e nao sei o que pode ser aquilo ficou fora da vagina e parece nao ir diminuir ja fui a um especialista e nao sabe dizer o que será

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, minha cadela da raça Boxer no primeiro cio deu prolapso exposto, e foi tratado, no segundo cio não apresentou mais o prolapso exposto, gostaria de saber se posso cruza-la?

    ResponderExcluir
  7. Minha cadela esta com prolapso e de tanto lamber esta sangrandestou apavorada ,pois o veterinário bem SÓ à noite
    O que faço
    Tentei por uma calcinha nela mais ela não deixa

    ResponderExcluir
  8. Qual tratamento para o hiperplasia sem ser a castração?

    ResponderExcluir
  9. Qual tratamento para o hiperplasia sem ser a castração?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,me chamo leyla e tem uma cachorrinha aqui na rua q tá com a vagina exposta,e já levamos ela pro veterinário foi gasto mais de 300 reais com ela e não melhorou nada, alguém poderia me informar o q da ou passar no local?obg

    ResponderExcluir