10 de abr. de 2009

CONTRACEPÇÃO e INTERRUPÇÃO da GESTAÇÃO

Ovarioisterectomia e urna ótima maneira de impedir a prenhez. Se realizada antes do primeiro estro, ela tem a vantagem adicional na cadela de diminuir o risco de tumores mamários.
Supressão do estro pode ser suprimido através do uso de acetato de megestrol ou mibolerona. Nenhuma das duas está aprovada para uso, e ambas tem efeitos colaterais potenciais significativos.
Acetato de megestrol é um progestágeno que suprime a secreção da gonadotrofina. Pode ser dada no início do proestro para impedir o estro ou durante o anestro para impedir o proestro. Os efeitos colaterias potenciais incluem uma alteração de comportamento, hiperplasia cíclica do endométrio, piometra, desenvolvimento mamário, lactação, diabetes mellitus, acromegalia e aumento do risco de neoplasia mamária.
Mibolerona e um andrógeno que também suprime a secreção de gonadotrofina. Pode ser administrada durante o anestro para impedir o proestro e o estro. Os efeitos colaterais potenciais incluem rnasculinização, corrimento vaginal, aumento clitoriano e possível disfunção hepática.
Cipionato de estradiol tem sido usado após acasalamento acidental (cópula indesejada) para impedir a gestação, mas é mais seguro manter a gestação do que receber a droga. Os efeitos colaterais potenciais incluem piometra e a supressão irreversível da medula óssea. O uso dessa droga não e aprovado para cadelas ou gatas, não e sempre eficaz e não e recomendado.
A interrupção da gestação (aborto) com a PGF2σ tem sido usada para induzir a luteólise e as contrações uterinas após 30 a 35 dias de gestação, mas não é aprovada para o uso em cadelas. Os efeitos colaterais potenciais são salivação transitória, respiração ofegante, vômito, defecação e rnicção.
Referência: SHAW, Darcy H; IHLE, Sherri L. Medicina interna de pequenos animais. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário