10 de abr. de 2009

SINCRONIZAÇÃO de CIO

Nestas espécies, diversos progestágenos têm sido experimentados com vários objetivos: a supressão de um cio iminente, encurtamento de um período estral em curso, tratamento de metrorragia, interrupção de pseudociese e galactorréa, assim como a supressão de satiríase no cão. A ação sobre a anulação do cio é controlada pela observação de sinais clínicos, do exame de esfregaços vaginais e do comportamento ante a presença do macho. Não obstante, ainda é difícil tirar conclusões definitivas quanto ao produto a empregar, quanto à posologia e sua forma de aplicação, pelo menos para prevenir o aparecimento de cio. O acetato de medroxiprogesterona em suspensão microcristalina (Dépo-Provera-Upjohn), injetado na dose de 50 a 250 mg, suprime o cio durante um período de 6 meses ou mais, porém com a possibilidade muito freqüente de complicação como a piometra. Parece que a dose de 50 mg é mais aconselhável, enquanto doses mais elevadas são prejudiciais.
Utilizar a metil-estrenolona, administrada por via oral, na dose de 2 mg por quilo. Com isso, o fluxo sanguíneo cessa depois de dois ou três dias, devendo-se manter o tratamento durante 3 semanas. Este produto tem se mostrado eficiente no tratamento da lactação nervosa, na dose de 1 a 3 mg/Kg de peso por via oral durante 3 a 5 dias, ou então de 4 a 7 mg/Kg, por via subcutânea, por 1 a 2 dias. Uma única injeção de 6 mg/kg deste produto pela mesma via, freia e inclusive faz desaparecer a satiríase no cão. A noretisterona proporcionado bons resultados, tanto para impedir o cio, como para tratar o hiperestro e a ninfomania. As doses preconizadas são da ordem de 5 mg/kg nos primeiros dias do tratamento e de 1 mg/kg, para manutenção na cadela. De qualquer maneira, para melhor precisar o emprego dos progestágenos nos carnívoros, mais investigações se tornam necessárias, sejam quais forem às causas a serem tratadas.
Referência: DERIVAUX, J. Reprodução dos animais domésticos: fisiologia, o macho: inseminação artificial, patologia. Zaragoza: Acribia, 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário