10 de abr. de 2009

LÍQUIDO AMNIÓTICO e ALANTOIDIANO de CADELAS

A avaliação bioquímica, citológica e do perfil e1etroforético de proteínas nos líquidos fetais de cadelas aos 30 e 40 dias da gestação e no momento da cesariana. Observou ao final da gestação quatro tipos celulares: células imaturas ou profundas, células medianamente maduras ou intermediárias, células maduras não cornificadas e nucleadas e células hipermaduras anucleadas cornificadas (escamas).
Em amostras onde a presença de escamas for superior a 90%, sugere feto em estágio de pós-maturidade. Na avaliação bioquímica dos líquidos fetais entre 30 e 40 dias da gestação, foram obtidas as médias ajustadas e erros padrões.
Algumas bandas protéicas foram consideradas exclusivas ao tipo de líquido e sexo do feto. Amniocentese, biopsia de vilo coriônico, cordocentese, ultra-sonografia, endoscopia, fetoscopia e embrioscopia são procedimentos rotineiros em obstetrícia humana. O médico veterinário deve adquirir o hábito do exame e diagnóstico pré-natal e explorar os marcadores bioquímicas presentes nos líquidos fetais e no soro materno.
Referência: PRESTES, Nereu Carlos; LANDIM-ALVARENGA, Fernanda da Cruz. Obstetrícia veterinária. Rio de Janeiro/RJ: Guanabara Koogan, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário