10 de abr. de 2009

ENDOCRINOLOGIA da GESTAÇÃO

A cadela tem uma fase luteínica prolongada, com duração de 70 a 80 dias no animal não-gestante. A concentração circulante de progesterona no sangue periférico é semelhante na cadela prenhe e não-prenhe e, devido a isso, diferente dos demais animais domésticos, esse parâmetro não pode ser utilizado como indicativo de gestação.
O corpo lúteo é essencial para a manutenção da gestação. Ovariectomia realizada aos 30 dias resulta em abortarnento em 24 a 72 horas. A concentração de progesterona plasmática que é menor que 0,5 ng/ml no meio do proestro sobe para 3 ng/ml antes da ovulação ou antes do pico de LH e continua a aumentar nos próximos 15 a 25 dias. No primeiro dia do diestro, a concentração de progesterona está ao redor de 5 ng/ml, e entre o 10° e o 15° dia do diestro está usualmente acima de 25 ng/ml, podendo chegar a 50 a 60 ng/ml ou mais em algumas cadelas. Geralmente, após o pico de progesterona, esta permanece alta, mantendo um platô por 7 a 15 dias e depois começa a declinar lentamente durante o restante da gestação ou período de diestro. Concentrações de progesterona menores do que 2 ng/ml são observadas 36 a 48 horas antes do pano. Em estudos onde a progesterona foi mantida ao redor de 4 ng/ml, as cadelas não entraram em trabalho de parto, morrendo com os filhotes no útero ou sendo submetidas a cesanana.
Acredita-se que a concentração plasmática de estrógeno esteja em níveis basais (5-15 ng/ml) nas primeiras 5 a 6 semanas de gestação. No final da gestação, o estrógeno aumenta lentamente. Essa elevação persiste até o parto, momento no qual o estrógeno, assim como a progesterona, decai. Acredita-se que o estrógeno seja responsável pelo crescimento mamário e pelo relaxamento da cérvix.
A prolactina aumenta durante a primeira metade da fase luteínica, tanto na cadela prenhe, como na não-prenhe. No entanto, a elevação dos níveis de prolactina que ocorre na segunda metade da fase luteínica é maior na cadeia gestante. O aumento gradual é finalizado por uma onda repentina que acontece conjuntamente com o declínio da progesterona 1 a 2 dias antes do parto. Esse hormônio parece ser responsável pelo suporte do crescimento e vida do corpo lúteo. Também é a prolactina que desencadeia os efeitos psíquicos do comportamento materno como agitação e comportamento de fazer ninho.
Referência: PRESTES, Nereu Carlos; LANDIM-ALVARENGA, Fernanda da Cruz. Obstetrícia veterinária. Rio de Janeiro/RJ: Guanabara Koogan, 2006.

Um comentário:

  1. Olá Dr. ...tenho um cachorro poodle toy, que foi comprado no canil shambala em Embú das Artes SP, ele tem quase dois anos e é virgem ainda..então consegui um poodle toy da mesma linhagem que está na cio, mais ele não sabe como agir..fica somente pulando na frente dela, ou lambendo enquanto ele lambe ela fica paradinha quietinha com o "peka" piscando,, então tentamos colocar ele em cima dela pra mostrar como ele deve fazer só que ele não quis , e no fim ela quem está subindo em cima dele.....o que devemos fazer?? tem com ajudar ?? os cachorros já nascem sabendo como deve se fazer para se acasala??

    ResponderExcluir