10 de abr. de 2009

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL em CÃES

Embora haja estudos científicos quanto ao uso da IA na procriação dos cães de raça e de caça, houve pequena procura comercial, e existe certa resistência à mesma pelas sociedades criadoras. A inseminação tem sido usada quando a copulação é difícil ou impossível, devido a anormalidades do macho ou da fêmea, ou à falta de disponibilidade de um macho em uma determinada área. Pode ter uma aplicação na prevenção da transmissão das doenças adquiridas durante o coito (por exemplo, as infecções por Brucella canis na América), têm sido realizadas algumas inseminações transcontinentais.
Manuseio, Diluição e Armazenamento do Sêmen do Cão
O sêmen é coletado por manipulação digital ou por meio da vagina artificial pulsátil. O componente que contém o espermatozóide é coletado em um recipiente de vidro aquecido, e uma pequena quantidade dele é avaliada, quanto ao seu potencial de fertilidade, pela verificação da mobilidade e morfologia dos espermatozóides e pela avaliação da sua concentração no material ejaculado. O sêmen normal apresenta um movimento ondulatório com 70 a 90% de células ativamente móveis, uma densidade média de 125 milhões de espermatozóides por 1 ml, e menos de 20% de espermatozóides anormais.
Se o sêmen não for usado imediatamente, o tubo que o contém é mergulhado em água a 35°C: pode ser armazenado desta forma durante 24 horas. Se for diluído com extensor tamponado de ovo embrionado ou com leite homogeneizado, do qual foi removida a albumina, e armazenado com antibióticos a 4°C, o sêmen canino manterá sua capacidade fertilizante por quatro a cinco dias. Os valores de diluição a serem usados devem estar entre 1: 10 e 1:20.
Inseminação das Cadelas
A cadela deve ser inseminada 24 a 48 horas depois que ela aceitar o macho pela primeira vez, uma segunda inseminação poderá ser feita um ou dois dias mais tarde. A ovulação ocorre no segundo ou terceiro dias do estro e, neste estágio, o esfregaço vaginal corado apresenta células queratinizadas desintegradas e alguns eritrócitos. Os óvulos podem necessitar de vários dias para amadurecer e para se desfazer dos corpos polares, mas os espermatozóides normais podem sobreviver por quatro a seis dias no trato genital da fêmea.
A cadela no estro é contida em uma mesa, e a vulva é limpa e seca. O sêmen é colocado em uma seringa de vidro de 5 ou 10 ml, conectada por um tubo de borracha ao cateter inseminador, que pode ser de vidro ou plástico. Uma pipeta inseminadora plástica bovina, quebrada ao meio, será suficiente. A pipeta é passada, com ou sem um espéculo, ao longo do teto da vagina para o cérvix, onde o sêmen é depositado lentamente. Imediatamente após a inseminação, os membros posteriores da cadela devem ser erguidos e mantidos assim por alguns minutos; durante este tempo, um ou dois dedos devem ser colocados na vagina e a parede dorsal ser suavemente alisada; isto causa contrações vaginais, e pode promover a passagem dos espermatozóides para dentro do útero. O volume de sêmen a ser usado dependerá da sua concentração; o objetivo é introduzir no mínimo 200 milhões de espermatozóides. Usando-se cães férteis foram obtidas médias de concepções de 60 a 80%. Pode-se coletar sêmen de cães machos duas ou três vezes por semana.
Referência: GEOFFREY, H. Arthur. Reprodução e obstetrícia veterinária. Rio de Janeiro/RJ: Guanabara Koogan, 1979.

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Onde posso compra esta vagina artificial pulsativa?
    Obrigado pela atenção!

    Flavio

    ResponderExcluir