10 de abr. de 2009

PARTO NORMAL

A luteólise pré-parto pode ser monitorizada através do declínio da temperatura retal. Nas cadelas, a temperatura corporal cai cerca de 1°C nas últimas 24 a 12 horas de gestação. Como e conhecido que a administração exógena de progesterona causa hipertemia e a indução da luteó1ise com PGF₂α causa hipotermia, acredita-se que essa queda transitória da temperatura represente uma falha momentânea nos mecanismos reguladores da temperatura corporal em resposta aos estímulos hormonais.
Nos 2 a 3 dias que antecedem o parto, as cade1as normalmente ficam irrequietas, procuram esconder-se, alimentam-se parto e fazem ninho. Esse comportamento parece estar ligado à elevação da prolactina.
Fora a queda da temperatura, não existe nenhum indicativa confiável do momento do parto em cães, A descida do leite pode acontecer desde 2 semanas, até algumas horas antes do parto.
A ultra-sonografia transabdominal pode ser utilizada na tentativa de se predizer a idade feral. Após os 55 dias de gestação, os cãezinhos aparecem com o estômago dilatado e freqüência cardíaca entre 180 e 230 batimentos/minuto.
Referência: PRESTES, Nereu Carlos; LANDIM-ALVARENGA, Fernanda da Cruz. Obstetrícia veterinária. Rio de Janeiro/RJ: Guanabara Koogan, 2006.

Um comentário: